Novas placas de identificação veicular (PIV) não têm valor tabelado; saiba o que pode ser feito para economizar na substituição ou 1º emplacamento
Polêmicas, as “novas” placas de identificação veicular (PIV) já são realidade no Brasil. E para auxiliar os proprietários de veículos que precisam das chapas com o padrão atualizado, buscamos alternativas com o menor custo possível. Saiba quando é necessário e a melhor forma de comprar as placas Mercosul.
A adoção das placas Mercosul é obrigatória nos seguintes casos:
Primeiro emplacamento;
Mudança de categoria do veículo;
Roubo, furto, extravio ou dano da placa;
Mudança de unidade federativa; e
Instalação de segunda placa traseira.
levantamento do preço das PIV em cada estado brasileiro. Acontece que, dentro de uma mesma unidade federativa, os valores podem mudar. Na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, por exemplo, o par das chapas para carros varia de R$ 80 a R$ 200.
Já que as placas com novo padrão não possuem a tarjeta do município, questionamos a Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Anfapv) se era possível adquiri-las em outra cidade. A entidade nos confirmou que sim, os proprietários de veículos podem comprar as placas Mercosul em qualquer munício do estado em que vão registrá-lo.
Não há regulamentação de preços cobrados pelas estampadoras, sendo de livre escolha do proprietário do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, o consumidor deve procurar o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder.
No geral, o registro inicial ou primeiro emplacamento de veículo nacional ou importado é realizado após a vistoria de identificação veicular.